1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Governo promete reabilitar estradas em breve

Lusa
5 de janeiro de 2020

Primeiro-ministro anunciou, este domingo (05.01), que o Governo vai reabilitar, no máximo em 14 dias, estradas alternativas que liguem o centro e o norte de Cabo Delgado, onde nove distritos permanecem isolados.

https://p.dw.com/p/3Vjmt
Brücke am Fluß Montepuez, in Cabo Delgado, Mosambik, nach Überschwemmungen
Foto: DW

O Governo moçambicano anunciou, este domingo (05.01), que vai reabilitar, em duas semanas, estradas alternativas que liguem o centro e o norte de Cabo Delgado, onde nove distritos permanecem isolados devido ao desabamento de uma ponte na sequência do mau tempo.

"É um trabalho que vai levar no máximo 14 dias", disse o primeiro ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, no âmbito de uma visita aos distritos afetados pelo mau tempo nesta província.

Trata-se dos troços Montepuez e desvio Nguia, que estão debilitados e que são alternativas ao ponto interrompido há pouco mais de uma semana na Estrada Nacional 380, uma das principais da província, dando acesso aos nove distritos isolados no Norte.

"Eles vão fazer todos os esforços para que estes prazos [de reabilitação] sejam os menores possíveis", afirmou.

A interrupção da Estrada Nacional 380 ocorreu na sequência do desabamento de uma ponte, isolando nove distritos do norte daquela província moçambicana.

Na sexta-feira (03.01), o Governo moçambicano anunciou que vai instalar duas pontes metálicas sobre os rios Montepuez e Messalo para restabelecer a circulação terrestre. A travessia agora está a ser feita por pequenas embarcações, numa altura em que as autoridades procuram assistir as pessoas afetadas. 

O Governo moçambicano prometeu que nos próximos dias vão ser disponibilizados meios aéreos para apoiar a assistência às pessoas afetadas, que as autoridades estimam que sejam cerca de 10 mil.