Vila Olímpica Rio 2016: Conheça onde ficarão hospedados atletas dos PALOP
Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de Verão 2016, deve receber mais de 18 mil membros de delegações de mais de 200 países. Vila dos Atletas acomodará atletas olímpicos e paralímpicos, inclusive dos PALOP.
Vila dos Atletas: Infraestrutura grandiosa em região nobre
O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de Verão 2016, espera receber mais de 18 mil membros de delegações de mais de 200 países membros do Comitê Olímpico Internacional. A Vila dos Atletas, lar de esportistas olímpicos e paralímpicos, ocupa cerca de 200 mil m² na Barra da Tijuca, região nobre do Rio. A grandiosa infraestrutura hospedará também as delegações dos PALOP e está quase pronta.
Luxo, conforto e segurança
Ao todo, são 31 prédios residenciais. Além das instalações de alto padrão, a Vila dos Atletas conta com sete lagos e duas fontesm totalizando 8.500m² de espelhos d’água. Ciclovias e pista de corrida também integram o projeto. Por questões de segurança, o Comité Organizador do Rio 2016 não divulgou o prédio exato que irá acomodar os atletas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Empreendimento sustentável
Cada um dos edifícios da Vila Olímpica tem 17 andares. Toda a iluminação externa será feita com lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis. Este será o primeiro bairro da América Latina a receber o mais importante certificado de sustentabilidade do mundo.
Segurança reforçada
Os prédios apresentarão ampla gama de serviços, como recepcionistas bilíngues 24h. Já a estrutura de segurança foi elaborada por especialistas e envolve equipamentos como câmeras de vigilância, cerca elétrica, portões automáticos e guaritas em todos os acessos. Na foto, o hall de entrada de um dos edifícios.
O interior dos apartamentos
No total, serão oferecidos 3.604 apartamentos de alto padrão às delegações esportivas. Todas as unidades possuem suítes, varanda com vista para a Lagoa de Jacarepaguá e a Pedra da Gávea, salas de estar e de jantar, além de cozinha e dependências completas. As metragens dos imóveis vão de 76m² a 209m². A excelente posição solar garante a luminosidade dos ambientes e um consumo menor de energia.
Belo visual e espaço para lazer
Os atletas dos PALOP devem chegar ao Brasil no final de julho. Ficarão hospedados em apartamentos com varanda ampla e vista da região da Barra da Tijuca. No pátio, abaixo, a área de lazer com 72 mil m² oferece muitas opções de entretenimento e esportes, como quadras poliesportivas, campos de futebol e ginásio. A região é considerada nobre e vem sendo mais valorizanda a cada dia.
Para aguentar o calor
O Rio de Janeiro é famoso pelo calor, mesmo no inverno. Os Jogos Olímpicos 2016 realizam-se no mês de agosto, quando ainda é inverno no Brasil. A Vila dos Atletas conta com piscinas, ao ar livre e em ambientes fechados, o que possibilitará o uso pelos esportistas independente das temperaturas.
Relaxamento nos momentos de folga
Cada um dos sete condomínios da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, possuem modernas piscinas com acesso para pessoas portadoras de deficiência física. Alguns condomínios da vila contam também com piscinas aquecidas, em seu interior, além de sauna, hidromassagem e espaço fitness.
Intercâmbio cultural para paladares diversos
O chamado "espaço gourmet", área comum em frente aos prédios, poderá ser utilizado pelos atletas nos momentos de folga. O forno de tijolo em barro possibilita preparar saborosas pizzas com fogo à lenha. Há também uma moderna churrasqueira para os amantes dos grelhados. Um dos objetivos do espaço é proporcionar o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre as delegações internacionais.
Hospedagem com serviços
A estrutura oferecida pela Vila dos Atletas foi pensada para que os esportistas se sintam em casa, mas ganhou também "ares de Copacabana e Ipanema", praias internacionalmente famosas da zona sul fluminense. Os competidores olímpicos e paralímpicos terão à disposição clínica médica, cafés, correios e também serviços bancários, entre outros.
Futuro bairro residencial sustentável
Após o Rio 2016, os imóveis serão entregues definitivamente aos seus proprietários, em 2017. Todos os apartamentos são construídos de acordo com as normas da certificação Alta Qualidade Ambiental (AQUA). Isso significa que importantes medidas sustentáveis, como o paisagismo com espécies de plantas nativas, aquecimento solar, telhado verde e iluminação económica com lâmpadas LED, foram empregadas.
Bairro Ilha Pura
Todos os imóveis possuem varanda com uma bela vista para a região das montanhas, lagoa de Jacarepaguá e uma ótima posição solar. Após o Rio 2016, os apartamentos, pré-avaliados entre 200 mil e 300 mil dólares, receberão pequenas reformas. O futuro bairro na região da Barra da Tijuca, uma das mais valorizadas no mercado imobiliário carioca, terá o nome Ilha Pura. Ainda há unidades à venda.
Maior maquete da América Latina
A maquete da Vila Olímpica é a maior já produzida em toda a América Latina. Em 165 m², mostra detalhes do futuro bairro planejado na região da Barra da Tijuca. Segundo o coordenador de desenhos, Rodolfo Mariano dos Santos, um dos responsáveis pelo projeto, cerca de 30 profissionais trabalharam no desenvolvimento da maquete. O tempo necessário para executar todo o projeto foi de dois meses.
Histórico desastroso das obras
Mas nem só pompa e elegância marcam a história da Vila dos Atletas. Dados do Ministério Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro apontam que pelo menos 11 trabalhadores perderam as vidas durante a realização das obras, que chegaram a ser embargadas em maio passado. Apesar disso, espera-se que as delegações que passarem por aqui voltem para casa apenas com boas recordações.