Quem irá substituir Joachim Löw no comando da seleção alemã?
Após quase 15 anos no comando da seleção alemã, Joachim Löw vai deixar o cargo em julho, no final do Campeonato Europeu. Quem irá suceder-lhe na Mannschaft? Jürgen Klopp? Hansi Flick? Silvia Neid? Candidatos não faltam.
Joachim Löw diz adeus à seleção alemã
O fim da era Joachim Löw na seleção de futebol da Alemanha está agendado. Será em julho deste ano, depois do Campeonato Europeu de Futebol. O treinador de 61 anos, que venceu o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, despede-se da Mannschaft depois de 15 anos como selecionador e dois como adjunto.
Dois amigos, uma equipa técnica
Sempre foi boa a "química" entre Joachim Löw e Jürgen Klinsmann (à direita). E Klinsmann lembrou-se disso quando substituiu Rudi Völler como líder da equipa após a derrota da Alemanha no Campeonato Europeu de 2004. Klinsmann fez de Löw seu adjunto e juntos fizeram com que o Campeonato do Mundo de 2006 em casa se tornasse num "conto de fadas".
Banhos de multidão
Em 2006, a Alemanha ficou em terceiro lugar no Campeonato do Mundo e o país vive uma euforia futebolística completamente nova. Löw, Klinsmann, o treinador de guarda-redes Andreas Köpke (à esquerda) e o diretor desportivo Oliver Bierhoff (à direita) são recebidos como heróis pela multidão de adeptos em Berlim. Com a saída de Klinsmann no final do torneio, Joachim Löw torna-se selecionador.
Alemanha em terceiro no Mundial de 2010
No Campeonato do Mundo de 2010, na África do Sul, a equipa alemã surpreendeu com a sua espetacular ofensiva. Löw mostra que consegue lidar com jovens jogadores como Mesut Özil e integrá-los na equipa. Os espanhóis, então dominantes a nível internacional, travam a Mannschaft nas meias-finais. A Alemanha termina o torneio em terceiro lugar, tal como em 2006.
Os heróis do Rio de Janeiro
Em 2014, a Alemanha venceu o Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro com uma vitória por 1-0 frente à Argentina após o prolongamento. Antes, a equipa já tinha derrotado o anfitrião Brasil por 7-1 nas meias-finais - uma vitória histórica. Aos 54 anos, Löw estava no auge da sua carreira e foi eleito "Treinador do Ano 2014". Mas queria mais...
Desgraça na Rússia
Em 2016, Löw volta a não conseguir vencer o Campeonato Europeu. A campeã mundial Alemanha foi derrotada nas semifinais com a França por 0-2. Em 2018, ainda tentou defender o título na Rússia, mas acabou por terminar a fase de grupos no último lugar do Grupo F, atrás da Suécia, México e Coreia do Sul. Pela primeira vez desde 1938, a Alemanha foi eliminada na fase inicial do Campeonato do Mundo.
Anúncio de uma demissão esperada
Seguiram-se várias derrotas e polémicas como o afastamento de figuras como Müller, Boateng e Hummels. A 9 de março deste ano, o treinador de 61 anos anunciou que, após o Campeonato Europeu, está de saída, apesar de ter contrato até 2022. "Löw deixou a sua marca no futebol alemão como poucos", disse a Federação Alemã de Futebol. Quem será o seu sucessor?
Jürgen Klopp
Em comparação com o reservado Löw, Jürgen Klopp representaria certamente uma mudança de estilo. Mas se a seleção alemã quiser seguir por um caminho diferente, porque não através de outro tipo de treinador? "Kloppo" ganhou a Premier League e a Champions League com o Liverpool, com quem tem contrato até 2024. Com a equipa atualmente em crise, poderá o treinador de 53 anos escolher um novo desafio?
Hansi Flick
Se continuidade é o que se pretende, então Hansi Flick seria o homem ideal. O atual treinador do Bayern de Munique foi assistente de Löw durante 8 anos e desempenhou um papel fundamental no triunfo da Alemanha no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil. Flick é muito respeitado pelos seus jogadores, mas é pouco provável que o Bayern o deixe partir facilmente, mesmo que o treinador queira sair.
Ralf Rangnick
O ex-diretor desportivo e treinador do RB Leipzig é considerado um pioneiro táctico. A sua competência é indiscutível e está atualmente desempregado. O fator decisivo seriam as condições, já que Rangnick, de 62 anos, gosta de tomar decisões sozinho e exige controlo total. No mínimo, Oliver Bierhoff, diretor desportivo da seleção da Alemanha, teria de ocupar um lugar secundário.
Stefan Kuntz
O antigo avançado da Bundesliga Stefan Kuntz, de 58 anos, treina a equipa alemã de Sub-21 desde 2016, com a qual venceu o Campeonato Europeu um ano mais tarde. A opção de promover o campeão europeu de 1996 estará certamente em cima da mesa na Federação Alemã de Futebol (DFB), mesmo que não seja a primeira escolha.
Horst Hrubesch
Treinou os Sub-18, os Sub-19, os Sub-21, a equipa olímpica, a equipa feminina, foi diretor desportivo... o que é que Horst Hrubesch ainda não fez? O antigo avançado do Hamburgo (HSV), de 69 anos, tem sido frequentemente utilizado como "arma secreta" da Federação Alemã de Futebol (DFB) e sempre fez um bom trabalho. Atualmente, trabalha na direção das camadas jovens do HSV.
Christian Streich
Pouco convencional, Christian Streich, de 55 anos, é visto por muitos como um "homem dos sete ofícios" e o seu nome é frequentememte mencionado quando se fala de potenciais sucessores de Joachim Löw. É o treinador principal do SC Freiburg desde 2012 e acabou de prolongar o seu contrato. Diz-se que tem tudo o que é preciso para ser selecionador nacional.
Lothar Matthäus
Ganhou a Taça do Mundo como jogador, então porque não também como selecionador? Lothar Matthäus, de 59 anos, tem dividido os adeptos de futebol da Alemanha desde sempre. Alguns consideram-no demasiado valorizado, outros veem-no como um perito em futebol que também teria sucesso como treinador da Bundesliga ou da seleção. Só há um problema: Matthäus já disse que não quer o cargo de selecionador...
Silvia Neid
E que tal uma selecionadora? Silvia Neid ganhou o Campeonato do Mundo e o Campeonato Europeu de Futebol Feminino pela Alemanha e já foi eleita três vezes como treinadora do ano pela FIFA. A treinadora de 56 anos trabalha atualmente na Federação Alemã de Futebol (DFB) como chefe do departamento de novos talentos. Terá a DFB coragem para contratar uma mulher para liderar a "Mannschaft"?