Poder místico dos Bakama. Mito ou realidade?
Os Bakama são uma conhecida organização secreta de Cabinda, Angola, cuja aparição em público dos membros obedece a um ritual secreto. No entanto, há quem não o esteja a respeitar.
Bakama, a sociedade secreta
Bakama é um substantivo feminino da língua tradicional de Cabinda, que designa uma organização tradicional relacionada a crenças sobrenaturais, que existe exclusivamente na região. Esta organização pertence ao grupo étnico Bawoyo, que mantém o secretismo através das suas enigmáticas máscaras.
Origem da tradição
Segundo a mitologia local, os Bakama terão sido criados por orientação divina da sereia Lusunzi. Os estudos apontam para a existência do grupo desde 1491. Segundo os locais, existem quatro grupos conhecidos de Bakama: Tchinzanzi, Susu, Ngoyo e Tchizo. Este último com o mesmo nome do santuário do grupo.
Máscaras, folhas e segredos
As pessoas que integram os Bakama aparecem sempre escondidas por detrás de máscaras pintadas e com o corpo revestido por folhas de bananeira secas. Carregam consigo uma vassoura feita com ramos de folhas de palmeira. O mais surpreendente é que nunca são conhecidos os nomes das pessoas que vestem as máscaras.
Rituais como parte da cultura
A bênção tradicional é um ritual que já se tornou comum na região. A prática é cheia de mistérios e atrai visitantes para a província a fim de conhecer a cultura que se apresenta, por exemplo, em funerais de nobres.
Os instrumentos
Instrumentos musicais são utilizados nas aparições dos Bakama. Segundo as crenças, nos rituais, os Bakama terão o poder de amaldiçoar.
Banalização em Cabinda
Alguns músicos em Cabinda estão a vestir-se de Bakama. A atitude é vista na região como uma banalização dos rituais, pois a aparição dos Bakama em público e a visita ao Tchizo obedece a um ritual secreto e cultural. O Secretário Provincial da Cultura em Cabinda criticou já os músicos que apareceram no bastião dos Bakama para tirarem fotografias, que se tornaram virais nas redes sociais.
Preservação da cultura dos "mascarados"
Para ajudar as pessoas a conhecerem a cultura dos Bakama, existe um mural no centro da cidade de Cabinda com vários desenhos de máscaras da seita e seus referidos nomes.