1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
História

Pessoas cuja vida mudou no 11 de Setembro de 2001 - parte 4

19 de agosto de 2011

Os ataques de 11 de Setembro tiveram repercussões entre os cerca de 250 mil muçulmanos norte-americanos. Alguns deles passaram a sofrer pressões e discriminações, que antes dos antentados não sofriam.

https://p.dw.com/p/RfIP
"Ground zero" - o local onde se encontravam as torres gémeas (twin towers) antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001. Esta foto foi tirada em Abril de 2010Foto: AP
Anhörung zur angeblichen Radikalisierung der Muslime in den USA
Samira Hussein, do "center, of Montgomery County" , e outros membros da comunidade muçulmana nos Estados Unidos, assistem a relatos de casos de discriminação de cidadãos muçulmanosFoto: AP

Samira Hussein vive em Rockville, no Estado de Maryland, é muçulmana oriunda da Palestina, mas já vive nos Estados Unidos desde 1972, quando ainda era criança.

Casou, teve filhos e rápidamente conquistou o respeito dos vizinhos, sendo eles muçulmanos ou não. Samira conta, no entanto, que - depois dos atentados de 11 de Setembro - começaram a surgir problemas que antes não existiam.

Tufail Ahmad é outro muçulmano, cidadão dos Estados Unidos da América: nasceu na Índia, viveu alguns anos no Paquistão e emigrou em 1973 para a América, onde construiu uma empresa de transportes marítimos. Hoje Tufail empenha-se contra o terrorismo dos islamistas radicais e a favor de um melhor entendimento mútuo entre muçulmanos e não muçulmanos nos Estados Unidos.

Neste Contraste da autoria de Christina Bergmann e apresentado por António Cascais, a DW retrata alguns muçulmanos norte-americanos.

Autor: António Cascais

Edição: António Rocha