1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Nem tudo tem de ser a negro para os cegos: dois projetos na Índia e Nepal mostram como

6 de janeiro de 2012

No Contraste desta semana vamos ouvir duas reportagens, uma na Índia outra no Nepal, sobre cegos: a sua luta diária, o modo como ultrapassaram o estigma e a sua luta por uma vida digna.

https://p.dw.com/p/RVWH
Paul Kronenberg, o fundador do Instituto Internacional para Empreendedores Sociais (International Institute for Social Entrepreneurs), em Kerala, no sul da ÍndiaFoto: DW

Em todo o mundo existem milhares de projetos de ajuda para os cegos. Ensinam a usar computadores ou mesmo a conduzir automóveis. Mas, dificilmente uma organização de cegos vai tão longe como o Instituto Internacional para Empreendedores Sociais em Kerala, no sul da Índia. Aqui, os cegos aprendem simplesmente a forma de mudar o mundo. Saiba mais sobre o instituto, ouvindo a reportagem de Adrienne Woltersdorf.

Na segunda reportagem deste Contraste, vamos ao Nepal. O país foi flagelado durante uma década por uma sangrenta guerra civil. Hoje, o Nepal tem de superar os graves problemas económicos, o que faz com o apoio a cegos não conste da agenda. Muitos cegos são tão pobres, que vivem nas ruas mendigando. Muito poucos conseguem conquistar um lugar na universidade. Oportunidades de emprego para as pessoas cegas são raros. Uma reportagem de Isha Bhatia.

Blindenprojekt Nepal
O cego Khom Raj Sharma trabalha com um software especial no seu escritório em Pokhara, no NepalFoto: DW

Esta edição do Contraste dedicada aos cegos é apresentada por Helena de Gouveia.

Autora: Helena de Gouveia
Edição: Johannes Beck