1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mulheres africanas reivindicam Direitos Humanos

25 de outubro de 2008

Apesar da promulgação de um protocolo que confere a igualdade de direitos às mulheres africanas, a discriminação continua. A jornalista da Deutsche Welle Susanne Krause encontrou-se com três activistas africanas.

https://p.dw.com/p/FgUF
As activistas sublinham que no Uganda, sobretudo nas zonas rurais, ainda hoje as mulheres são proibidas de dirigir a palavra ao homem. A poligamia atinge 45% da população.Foto: AP

As africanas debatem-se com os mesmos problemas que as mulheres têm em todo o mundo, como a violência doméstica. Mas a estes problemas acrescem as formas de discriminação características do continente africano, como é o caso da mutilação genital feminina.

O protocolo da União Africana exige leis contra esta prática, para além de uma oferta de assistência e programas de apoio às vítimas da violência sexual.

As activistas defendem que o problema reside em colocar as leis na prática, até porque tanto os funcionários da justiça como da polícia ainda não se consciencializaram que, por exemplo, a violência doméstica é um crime.