Moçambique e STP assinam acordo de isenção de vistos
27 de junho de 2022A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo, afirmou que o acordo vai dinamizar a cooperação económica e os laços entre os povos de Moçambique e São Tomé e Príncipe.
"A supressão de vistos poderá atrair mais investimento e vai impulsionar não só o relacionamento entre familiares e amigos, mas também vai impulsionar o turismo, trocas comerciais e investimentos nos dois países", declarou Macamo esta segunda-feira (27.06).
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe afirmou que o entendimento vai dinamizar os laços económicos e afetivos entre as populações dos dois países.
"Este é um ato simbólico, porque o que nos une tem natureza histórica e consanguinidade. O acordo vai aproximar ainda mais os dois países, potenciar o turismo de forma mais célere e menos burocrática", frisou Edite Jua.
Moçambique e São Tomé e Príncipe fazem parte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com um passado comum de colonização por Portugal.
Moçambique e São Tomé e Príncipe têm descendentes de migrantes oriundos de ambos os países, que resultaram da política de desterro que as autoridades coloniais portuguesas praticavam.