Moda Africana na Fashion Week de Berlim
Designs extravagantes e muita cor. Os estilistas africanos querem conquistar a cena da moda alemã. Os designers apresentaram as suas criações na Fashion Week de Berlim, a mais importante semana da moda na Alemanha.
Estilistas africanos na metrópole da moda
"African Fashion Day" em Berlim: em julho, três designers com raízes africanas mostraram as suas coleções de roupa e jóias. Entre eles a angolana Nadir Tati. Os estilistas africanos querem conquistar a cena da moda alemã com designs extravagantes e muita cor.
Guarda-roupas de Angola e dos Camarões
Antes do desfile, toma-se muito cuidado para garantir que os projetos estão na ordem certa nos cabides. Aqui estão também os trabalhos do camaronês Arrey Kono e da angolana Nadir Tati. Ambos já são conhecidos nos países de origem.
A arte de prender um turbante
Roupas coloridas e turbantes a condizer – a imagem de marca da angolana Nadir Tati. E colocá-los da forma certa é mais difícil do que parece. Na Semana da Moda de Berlim, no entanto, nada saiu do lugar, graças à competência dos profissionais.
A impulsionadora: Beatrace Angut Oola
Durante uma visita à sua terra natal, o Uganda, Beatrace Angut Oola descobriu o potencial dos estilistas locais. Esperando que o mesmo acontecesse com os alemães, a especialista de marketing organizou um desfile de moda africano na Semana da Moda de Berlim. O objetivo: impulsionar a expansão internacional da moda africana.
O estilo certo
20 modelos foram penteadas e maquiadas de acordo com as roupas e jóias da designer Rose Muyambo. A artista, de raízes ruandesas, dirige um atelier em Munique. O pormenor de destaque da sua coleção: o uso de aço inoxidável para os colares.
Ensaiar para a passarela
A tensão aumenta: depois da maquiagem, as modelos passam por um ensaio desde o início ao fim do espetáculo, com o "catwalk trainer" e coreógrafo Ernest O Look. Tudo é preparado ao pormenor, nada é deixado ao acaso.
Glamour e prémios
Um dos pontos altos do espectáculo: o vestido vermelho-fogo da estilista angolana Nadir Tati. A designer recebeu três prémios consecutivos de "Melhor designer do ano" - um galardão do evento nacional de Angola "Moda Luanda". Tati está empenhada em garantir que a moda do seu país de origem alcance um maior reconhecimento internacional.
Convidada especial: Auma Obama
No final do espectáculo de 20 minutos, Auma Obama desfila com a estilista Arrey Kono na passarela. A meia-irmã do presidente dos EUA, Barack Obama, foi a embaixadora do evento, afirmando que o Dia da Moda Africana em Berlim serviu para mostrar o crescimento da auto-confiança de África e a sua presença no mundo dos negócios. Cerca de 800 convidados assistiram ao espetáculo no dia 2 de julho.