Mercado: As transferências mais sonantes deste verão
Sadio Mané, Robert Lewandowski e Erling Haaland foram protagonistas das maiores transferências desta época 2022/23.
Sadio Mané: Liverpool - Bayern Munique
Provavelmente, será a "bomba" deste mercado de transferências. Sadio Mané, um dos pilares do Liverpool para o sucesso dos "reds" nos últimos anos, decidiu mudar de ares e o Bayern Munique negociou diretamente com o jogador senegalês. Após acordo imediato, as negociações com o Liverpool foram duras, mas prevaleceu a vontade do melhor jogador africano. O Bayern pagou 32 milhões de euros.
Robert Lewandowski: Bayern Munique - Barcelona
Depois de nove anos e 344 golos ao serviço do Bayern Munique, o melhor do mundo para a FIFA decidiu mudar de ares e pediu para sair. O Barcelona foi o mais rápido a convencer o avançado polaco de 34 anos a reforçar as suas fileiras. Os "Blaugrana" pagaram cerca de 45 milhões de euros.
Erling Haaland: Borussia Dortmund - Manchester City
A saída do Borussia Dortmund era iminente desde 2021. No entanto, os pretendentes eram muitos, mas quem saiu a sorrir foi o Manchester City. Os campeões ingleses pagaram 60 milhões de euros pelo passe do avançado norueguês. Haaland é um avançado pouco habitual de se ver nas equipas de Pep Guardiola, mas depois do que fez na Bundesliga, promete abanar a Premier League.
Aurélien Tchouameni: AS Mónaco - Real Madrid
Até ao momento, é a transferência mais cara deste mercado. O prodígio francês brilhou ao serviço do AS Mónaco e vai juntar-se ao compatriota Camavinga no meio-campo defensivo do Real Madrid, que prepara as sucessões de Kroos e Modric. O Real Madrid desembolsou 80 milhões de euros pelo jogador francês de 22 anos.
Darwin Núñez: SL Benfica - Liverpool
Com a saída de Sadio Mané, abriu-se um (grande) vazio no ataque do Liverpool. Com a renovação de "Moh" Salah e a contratação de Luis Díaz em janeiro, os "reds" atacaram o mercado português - novamente - e foram ao Estádio da Luz recrutar o melhor marcador do último campeonato. Núñez marcou 26 golos em 28 jornadas. O Liverpool pagou 75 milhões de euros, que podem chegar a 100 mediante objetivos.
Matthijs de Ligt: Juventus - Bayern Munique
Em 2019/20, a Juventus pagou 85 milhões pelo capitão do Ajax. Passadas três épocas, de Ligt não se afirmou na Juventus como um jogador indiscutível. Terá agora oportunidade de desenvolver o jogo que criou e deixou água na boca no Ajax. Com apenas 23 anos, de Ligt custou agora 67 milhões de euros ao Bayern Munique.
Raheem Sterling: Manchester City - Chelsea
"Não iria admitir jogar menos tempo". Esta foi a justificação para a "bomba" de mercado em Inglaterra. Sterling, um dos pilares do sucesso do City desde a chegada de Guardiola, preferiu sair a ser utilizado menos vezes do que aquilo que esperava. O avançado inglês de 27 anos vai agora jogar no Chelsea, a troco de 56 milhões de euros.