LGDH denuncia tentativa de assassínio de advogado
31 de julho de 2021A organização não-governamental dos direitos humanos fez a denúncia numa publicação na sua página oficial na rede social Facebook.
"A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) denuncia e condena veementemente a tentativa de assassínio de Luís Vaz Martins ativista e advogado, minutos depois de ter saído do Debate Nacional, da Rádio Capital FM", refere a publicação.
Segundo a vítima, citado na nota da Liga, "um grupo de pessoas que seguia de uma viatura de matrícula estrangeira embateu três vezes contra o seu automóvel na tentativa de lhe provocar um acidente fatal, na via que liga o Bairro Militar a Antula, em Bissau"
A LGDH qualifica como "covarde e gratuita aquela tentativa de silenciar as 'vozes dissonantes com o propósito de instalar um regime totalitário na Guiné-Bissau'.
A organização defende a abertura de um "inquérito célere e transparente" para identificar e consequente punição dos autores daquele "ato criminoso".
Na nota, a Liga expressa também "total solidariedade" com o advogado e responsabiliza as "autoridades nacionais pela sua vida e integridade física".
Antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins integra o coletivo de advogados do antigo primeiro-ministro guineense Aristides Gomes e da ex-ministra da Justiça Ruth Monteiro, entre outros.
A Rádio Capital FM, critica do poder na Guiné-Bissau, foi vandalizada há um ano.