Liga dos Campeões: Um Sporting que não se via há 13 anos
Os "leões" apuram-se, pela segunda vez na história, para os oitavos de final da Liga dos Campeões e "atiram" o Borussia Dortmund para a Liga Europa. Confira todos os resultados da 5ª jornada.
Sporting Clube de Portugal 3-1 Borussia Dortmund
Noite histórica em Alvalade, onde 13 anos depois, o Sporting voltou a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Na primeira parte, o Dortmund dominou, mas o "leão" foi letal no contra-ataque. Dois golos de "Pote" (Pedro Gonçalves) deram vantagem ao Sporting para a 2ª parte. Emre Can, aos 74 minutos, foi expulso e aos 81 minutos, Porro aumentou para 3-0. Malen marcou para o BVB.
Dinamo Kiev 1-2 Bayern Munique
Apesar de já estar apurado e com o 1º lugar no bolso, o Bayern Munique não tira o pé do acelerador, nem mesmo na neve. E claro, mais um golo de Robert Lewandowski (foto). O melhor jogador do mundo, num momento de cortar a respiração, sacou de uma "bicicleta" e fez um golaço em Kiev. Coman aumentou para 0-2 ainda na primeira parte. O melhor que o Kiev fez foi reduzir por Garmash aos 70 minutos.
Liverpool 2-0 FC Porto
Os portistas fizeram uma bela primeira parte e desperdiçaram duas grandes oportunidades para se colocarem em vantagem no marcador. O Liverpool, mesmo a meio gás, resolveu o jogo na 2ª parte. Thiago Alcantara e "Moh" Salah fizeram os golos dos "reds" que continuam 100% vitoriosos no grupo B. FC Porto vai decidir o apuramento na última jornada e depende de si próprio para chegar aos "oitavos".
Barcelona 0-0 Sport Lisboa e Benfica
Barcelona dominou quase todo o jogo, mas já para lá da hora, Haris Seferovic ajoelhou Jorge Jesus. O avançado suíço do Benfica, com a baliza sem Ter Stegen, na pequena área, não conseguiu fazer o golo que ditaria a qualificação do Benfica para os oitavos de final. Tudo adiado para a última jornada.
Sevilha 2-0 Wolfsburg
Grande vitória do Sevilha, que se relança na luta por um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Logo aos 12 minutos, Jordan (foto) abriu o marcador para a equipa espanhola. Durante a partida, o Wolfsburg fez apenas um remate à baliza, muito pouco para uma equipa que ainda pode chegar à fase a eliminar. Já para lá dos 90, Mir fechou a partida em 2-0.
Villarreal 0-2 Manchester United
Quem não marca sofre, e ainda mais quando do outro lado está o “Sr. Liga dos Campeões." O Villarreal fez um grande jogo, encostou o United às cordas, mas não conseguiu marcar. Aos 78 minutos, o Villarreal ofereceu a bola a Fred, que deu a bola a Ronaldo e o português tirou um chapéu a Rulli. Em cima do minuto 90, Sancho selou a qualificação do United para os oitavos de final.
LOSC Lille 1-0 RB Salzburg
Grande vitória dos campeões franceses que ficam no 1º lugar do grupo G na entrada para a última jornada da fase de grupos. Jonathan David fez o único golo da partida, aos 31 minutos.
Chelsea 4-0 Juventus
Banho de bola do campeão europeu em título. Chalobah deu início à goleada aos 25 minutos. Já na 2ª parte, Reece James fez um golo monumental e dobrou o marcador para o Chelsea. Três minutos depois, aos 58, Hudson-Odoi aumentou para 3-0. Werner, já aos 90+5, fechou o resultado em 4-0. Chelsea e Juventus seguem para os oitavos de final e falta apenas definir o 1º lugar.
Club Brugge 0-5 RB Leipzig
Noite europeia épica do RB Leipzig. Ao intervalo, a equipa alemã vencia por 0-4. Nkunku abriu a contagem aos 12 minutos. Cinco minutos depois, Forsberg (foto) dobrou o marcador de grande penalidade. Aos 26 minutos, André Silva, de cabeça, fez um golaço e aumentou para 0-3. Aos 45+1, Forsberg num lance individual bisou e fez o 0-4. Nkunku também bisou e fechou em 0-5 aos 90+3.
Manchester City 2-1 PSG
Jogo de milionários em noite de competição milionária. Entre os "lords" do futebol europeu, o City levou a melhor em casa. O PSG até marcou primeiro, por Kyllian Mbappé, aos 50 minutos. Aos 63, Sterling empatou a partida e aos 76, Gabriel Jesus, assistido por Bernardo Silva, completou a reviravolta no marcador. Os "citizens" seguem para os oitavos de final no 1º lugar do grupo A e o PSG em 2º.
Sheriff Tiraspol 0-3 Real Madrid
Acabou o conto de fadas do Sheriff. O Real Madrid segue com o Inter de Milão para os oitavos de final. Alaba, Kroos e Benzema carimbaram a vitória madrilena na Moldávia. Ainda assim, o Sheriff já tem assegurado um lugar os 16 avos-de-final da Liga Europa.
Young Boys 3-3 Atalanta
A imagem condiz com o resultado. Seis golos numa noite de grande futebol na Suiça. Atalanta marcou primeiro, por Zapata, aos 10 minutos. Aos 39, Siebatcheu empatou para o Young Boys. Já no segundo tempo, Palomino devolveu vantagem aos italianos. Mas num espaço de quatro minutos, o Young Boys virou o jogo, com golos de Sierro e Hefti. A dois minutos dos 90, Muriel salvou um ponto para a Atalanta.
Atlético de Madrid 0-1 AC Milan
Vitória divina do AC Milan em Espanha, ora não fosse um golo solitário do brasileiro, Junior Messias, a gelar os adeptos do Atlético de Madrid. Espanhóis, itlalianos ou portugueses (FC Porto), todos podem passar, ir para a Liga Europa ou sair das competições europeias na última jornada.
Inter de Milão 2-0 Shakhtar Donetsk
O Inter também já está apurado para os oitavos de final. Dois golos de Edin Dzeko na segunda parte resolveram o jogo para a equipa italiana, perante um Shakhtar Donetsk já eliminado das competições europeias, com apenas um ponto em cinco jogos no grupo D.
Malmo FF 1-1 Zenit
Foi o adeus do Malmo às competições UEFA. A equipa sueca está no último lugar do grupo H com apenas um ponto. Rieks fez 1-0 para a equipa da casa. Aos 90+2, Kakitsky salvou o ponto para o Zenit e garantiu um lugar na fase a eliminar da Liga Europa.
Besiktas 1-2 Ajax AFC
Histórico! O Ajax continua em pleno na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o grande destaque vai para Sebastien Haller (foto). O avançado costa-marfinense é o primeiro jogador na história da Liga dos Campeões a marcar nove golos nos primeiros cinco jogos. Haller fez os dois golos do Ajax e jogou apenas a 2ª parte. Ghezzal fez o golo do Besiktas, já eliminado das competições europeias.