Liga dos Campeões: Benfica afunda Barcelona
A 2ª jornada da "Champions" ficou marcada pela vitória das "águias" sobre os "blaugrana" por 3-0. O emblema espanhol está agora no último lugar do grupo E, com duas derrotas em dois jogos. FC Porto e Sporting perderam.
Benfica 3-0 Barcelona
Noite épica no Estádio da Luz. 60 anos depois, o Benfica voltou a vencer o Barcelona e de forma contundente. O golo de Darwin Nunez logo aos dois minutos inaugurou as "férias" de um Barcelona frágil, perdido enquanto equipa e clube. O Benfica, com muita maturidade tática e com alguma sorte, devido à displicência do Barcelona, fez o 2-0 por Rafa. Darwin fechou a goleada aos 79 minutos, de penálti.
FC Porto 1-5 Liverpool
A fotografia e texto podiam ser de 2017 ou 2018. Terceira visita do Liverpool ao Estádio do Dragão nos últimos quatro anos e mais uma goleada. Aos 18 minutos, Salah abriu o marcador. Em cima do minuto 45, Mané só teve de empurrar para o 0-2, com o Porto perdido em campo. Na 2ª parte, Salah bisou e fez o 0-3. Aos 75 minutos, Taremi reduziu, mas Firmino marcou aos 77 e 81 minutos, fechando em 1-5.
Borussia Dortmund 1-0 Sporting
Notou-se e muito a ausência de Haaland, mas, com o regresso de Reus após lesão, o Dortmund conseguiu ultrapassar o Sporting, que se mostrou muito bem defensivamente, mas com pouca chegada à baliza. O único golo da partida foi apontado por Malen, aos 37 minutos. O Sporting soma duas derrotas em dois jogos, e o apuramento para os oitavos de final está (muito) complicado...
Bayern Munique 5-0 Dinamo Kyiv
Noite de Liga dos Campeões já rima com golos de Lewandowski. O melhor jogador do mundo em 2020 bisou - na primeira parte - e começou a goleada do Bayern Munique sobre o Dínamo. Na segunda parte, Gnabry, Leroy Sané e Choupo-Moting construíram um resultado volumoso e de mão cheia para os eneacampeões alemães.
Shakhtar Donetsk 0-0 Inter de Milão
Foi o único jogo da 2ª jornada da fase de grupos que não teve qualquer golo. O jogo foi equilibrado e com apenas três remates enquadrados com a baliza. Lautaro Martinez, avançado argentino do Inter, desperdiçou uma oportunidade de golo sozinho, na cara do guarda-redes, Pyatov, aos 65 minutos. O Shakhtar Donetsk soma apenas uma vitória nos últimos dez jogos em casa, em jogos "europeus".
Atalanta 1-0 Young Boys
Massacre da Atalanta que só deu em golo ao minuto 68. Pessina (foto), à boca da baliza, fez o único golo da partida e deu três preciosos pontos à equipa italiana. O Young Boys, que havia vencido o Manchester United na jornada inaugural, foi encostado às cordas pela Atalanta.
AC Milan 1-2 Atlético de Madrid
Vitória dramática dos "colchoneros" em Milão. O Milan marcou primeiro, por Rafael Leão. Aos 20 minutos, o avançado português bateu Jan Oblak dentro da grande área. Aos 29 minutos, Kessie foi expulso e deixou o AC Milan a jogar com dez unidades por mais de uma hora de jogo. O Atlético de Madrid, conhecido pela resiliência, empatou aos 84 minutos, e Suárez, aos 90+7, deu a vitória de penálti.
RB Salzburg 2-1 Lille
O RB Salzburg soma cinco penáltis em duas jornadas. Inédito! Aos 35 minutos, Adeyemi converteu o primeiro em golo e já na segunda parte, aos 53 minutos, o avançado alemão de 19 anos também converteu em golo e fez 2-0 (foto). O melhor que o campeão francês fez foi com Yilmaz, que reduziu aos 62 minutos.
Zenit 4-0 Malmö FF
Noite tranquila do Zenit. Logo aos nove minutos, Claudinho inaugurou o marcador para a equipa russa. Os tricampeões russos meteram o pé no acelerador na segunda parte e só pararam aos quatro. Kuzyaayev, Sutormin e Wendel (ex-Sporting), construíram a goleada do Zenit perante um Malmö sem argumentos e qualidade para dividir o jogo.
Manchester United 2-1 Villarreal
Reencontro após a final da Liga Europa 2020/21. Desta vez, o United levou a melhor sobre o "submarino amarelo". Os golos surgiram na 2ª parte, e o Villarreal marcou primeiro. Alcácer (foto) fez o 0-1 aos 53 minutos. Aos 60 minutos, Alex Telles empatou com um golaço. E aos 90+5, apareceu CR7 a dar a vitória na noite em que passou a ser o jogador com mais jogos na "Champions" (177 jogos).
Juventus 1-0 Chelsea
Grande vitória da Juventus sobre o campeão europeu em título. O Chelsea dominou em quase todos os dados estatísticos do jogo, menos no mais importante: golos. No primeiro minuto da segunda parte, Chiesa isolou-se na cara de Mendy e fez o único golo da partida.
Ajax 2-0 Besiktas
Mais um grande "show" dado pela equipa comandada por Erik ten Hag. Vitória tranquila do Ajax perante um Besiktas que não conseguiu rematar à baliza do adversário. Aos 17 minutos, Berghuis fez o 10 e, aos 43 minutos, Haller dobrou e fechou o marcador em 2-0. 5º golo em duas jornadas para o avançado costa-marfinense do Ajax.
PSG 2-0 Manchester City
Lionel Messi estava em branco até esta partida e marcou um golaço que deixou o Parque dos Princípes ao rubro. Primeiro, logo aos oito minutos, num lance de ressaltos, Gueye deferiu uma bomba para o fundo da baliza e deu vantagem ao PSG. O City desperdiçou inúmeras oportunidades de golo. Mas o PSG não perdoou e Messi, no reencontro com Guardiola, marcou um golo ao ângulo da baliza de Ederson.
RB Leipzig 1-2 Club Brugge
Vitória surpreendente do Brugge na Redbull Arena em mais uma noite de instabilidade defensiva do RB Leipzig. Logo aos cinco minutos, Nkunku deu vantagem ao RB Leipzig e somou o quarto golo em dois jogos na fase de grupos da "Champions". Mas o Brugge virou o jogo ainda na primeira parte. O capitão Vanaken, aos 22 minutos, empatou, e Rits, aos 40, completou a cambalhota no marcador.
Real Madrid 1-2 Sheriff Tiraspol
Um conto de fadas... O Real Madrid fez 30 remates, 11 à baliza, mas o Sheriff, com apenas três remates, ditou no Bernabéu a lei da eficácia. Aos 25 minutos, Jakhshibaev fez o 0-1 de cabeça. Já na segunda parte, Benzema, de penálti, empatou a partida. Mas, em cima do minuto 90, Thill entrou para a história do Sheriff ao fazer o golo de uma vitória épica. Sheriff lidera o grupo D com seis pontos.
Wolfsburg 1-1 Sevilla
Jogo muito equilibrado em Wolfsburg, e a equipa alemã esteve a minutos de ganhar a primeira partida nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. Os golos surgiram apenas na segunda parte. Aos 48 minutos, Steffen (foto) fez o golo para o Wolfsburg. Mas os minutos finais foram fatais para a equipa alemã. Guilavogui foi expulso aos 85 minutos e, três minutos depois, Rakitic, de penálti, salvou o ponto.