Leverkusen é campeão: Nunca desista, chegará a sua vez
O Bayer Leverkusen demorou 120 anos para conquistar o primeiro título na Bundesliga. Até lhe deram a alcunha de "Neverkusen". Quase conseguiu em 1996/97, 1998/99, 1999/2000, 2001/02 e 2010/11. Finalmente, venceu.
Uff! Finalmente!
Finalmente, o título mora em Leverkusen, depois do clube ser cinco vezes vice-campeão nacional, nas épocas 1996/97, 1998/99, 1999/2000, 2001/02 e 2010/11. No domingo (14.04), milhares de adeptos ávidos de celebrar a conquista do primeiro troféu na Bundesliga "invadiram" o relvado da BayerArena, para fazer a festa com os jogadores. Todos queriam registar o momento em fotografias ou vídeo.
Festa rija em Leverkusen
Por algumas horas, o verde da relva do BayerArena ficou vermelho. Até as balizas foram "engolidas". Em todo o lado só se viam bandeiras, cachecóis vermelhos e pretos, e gente saltitando e cantando. Jogadores como Jeremie Frimpong juntaram-se à festa e mostraram que, para além da bola, também levam jeito para cantar.
"Meisterschale" nas ruas de Leverkusen
Antes do jogo da consagração contra o Werder Bremen, muitos adeptos do Leverkusen já passavam pelas ruas com a "Meisterschale" (o troféu da Bundesliga) de papelão e em vários tamanhos. A confiança no título era inabalável.
120 anos de "travessia" do deserto
O Bayer Leverkusen foi criado em 1904. Só em 2024 conquistou o seu primeiro título na Bundesliga. Foram necessários 120 anos. A cidade parou para comemorar. Agora, falta fazer a dobradinha e "quem sabe a tríplice". Na mira está a Taça da Alemanha e a Liga Europa - "Es ist noch möglich [ainda é possível]", dizem os adeptos do clube.
Invencíveis
Onze épocas depois, o Leverkusen quebrou a hegemonia do Bayern de Munique. E fê-lo de forma convincente. Esteve 29 jornadas sem perder: venceu 25 jogos e empatou 4. Somando 79 pontos, a 16 pontos de diferença do Bayern de Munique (63), o segundo colocado da Bundesliga. Os farmacêuticos também não perdem nas outras provas, num total de 43 partidas.
O "eterno" Xabi
Xabi Alonso é o homem de que se fala hoje em Leverkusen. O técnico espanhol, de 42 anos, é a grande estrela da cidade. Alguns adeptos do Bayer Leverkusen defendem a construção de um monumento para eternizá-lo. Outros querem que a rua principal que passa pela BayerArena seja batizada de Xabi Alonso. Enquanto isso não acontece oficialmente, estas fãs já deram o primeiro passo.
Batismo à moda "germânica"
Não faltou cerveja em Leverkusen. Reza a tradição por estas "bandas" que não deve faltar cerveja para comemorar. A primeira rodada foi para dar banho de batismo ao técnico Xabi Alonso, que entrou para a lista restrita de técnicos campeões na Bundesliga