Faleceu presidente da Guiné-Bissau
9 de janeiro de 2012Primeiro o presidente guineense esteve hospitalizado em Dacar, no Senegal, e depois é que foi evacuado para a França. Na altura o Primeiro-ministro do país, Carlos Gomes Júnior, informou que Malam Bacai Sanhá estava a fazer consultas de rotina.
Os problemas de saúde do presidente já o tinham levado várias vezes a Dacar e a Paris. Em agosto do ano passado esteve internado por duas semanas num hospital em Dacar. Malam Bai Sanhá, de 64 anos de idade, foi eleito presidente em 2009.
O Governo guineense já decretou luto nacional de sete dia e a bandeira nacional será colocada a meia-haste em todos os edifícios públicos.
Numa situação destas a lei mãe da Guiné-Bissau prevê que o presidente do Parlamento assuma a presidência do país até a eleição de um novo presidente que deve acontecer num prazo de sessenta dias. A acontecer o escrutínio, este será o segundo em menos de quatro anos. De lembrar que a eleição de Malam Bacai Sanhá, em 2009, aconteceu na sequência do assassinato de "Nino" Vieira.
Autora: Nádia Issufo/agência LUSA
Edição: António Rocha