1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Evaristo Carvalho na corrida à Presidência são-tomense

Ramusel Graça (São Tomé)25 de maio de 2016

O candidato do partido no poder diz-se pronto para "acabar ou minimizar as crónicas intrigas e querelas políticas" em São Tomé e Príncipe. Tem pela frente adversários de peso nas presidenciais de 17 de julho.

https://p.dw.com/p/1IuH2
Foto: DW/R. Graça

Evaristo Carvalho garante ser o candidato ideal à Presidência da República são-tomense. O vice-presidente do partido no poder, a Ação Democrática Independente (ADI), e deputado à Assembleia Nacional, diz que conhece bem a política do país e assume-se como um "homem de diálogo".

"Eu quero dar o meu contributo para acabar ou minimizar as crónicas intrigas e querelas políticas", anunciou Carvalho durante a apresentação da sua candidatura à Presidência, na terça-feira (25.05). "Durante os 25 anos de democracia, São Tomé e Príncipe conheceu infelizmente quinze primeiros-ministros por causa de crises cíclicas institucionais."

Essa instabilidade política é um entrave ao progresso, recordou o candidato presidencial, de 75 anos de idade: "Num país de economia frágil como o nosso, a coesão política é a condição 'sine qua non' para a sua afirmação e desenvolvimento."

[No title]

Evaristo Carvalho já foi duas vezes primeiro-ministro (em 1994 e entre o final de 2001 e início de 2002). Foi ainda ministro da Defesa e Ordem Interna.

Levy Nazaré, secretário-geral da ADI, também considera que a candidatura do seu colega de partido assegurará "a estabilidade política e social de que o país precisa."

"Esta é uma candidatura para garantir o cumprimento da Constituição da República, que não vimos assistindo", afirma Nazaré.

Opositores de peso

Manuel Pinto da Costa
Um dos adversários de Evaristo Carvalho nas presidenciais é o atual chefe de Estado, Manuel Pinto da CostaFoto: DW/Ramusel Graça

Mas Evaristo Carvalho enfrentará uma oposição de peso nas eleições presidenciais marcadas para 17 de julho. Até agora, outros dois candidatos confirmaram a intenção de concorrer à Presidência: o atual Presidente, Manuel Pinto da Costa, e Maria das Neves.

A ex-primeira-ministra são-tomense (entre 2002 e 2004) entra na corrida pela segunda vez consecutiva. Em 2011, candidatou-se à Presidência na qualidade de independente. Desta vez, conta com o apoio do maior partido na oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD).

Maria das Neves, de 58 anos, é atualmente deputada e vice-presidente da Assembleia Nacional, consultora do Banco Central, administradora suplente de São Tomé e Príncipe no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e professora de Economia na Universidade Lusíada de São Tomé.

Manuel Pinto da Costa é o outro candidato. O atual Presidente de São Tomé e Príncipe, de 78 anos, formou-se em Economia na Universidade de Leipzig, na antiga Alemanha Oriental. Manuel Pinto da Costa concorre agora ao segundo mandato consecutivo.