1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaRepública Democrática do Congo

Eleições na RDCongo: Candidatos da oposição agendam protesto

Reuters
23 de dezembro de 2023

Cinco candidatos da oposição na República Democrática do Congo agendaram para 27 de dezembro um protesto conjunto em Kinshasa para contestar "irregularidades observadas" antes e durante a votação nas presidenciais.

https://p.dw.com/p/4aWpS
Candidato da oposição Martin Fayulu exige a repetição da votação
O candidato da oposição Martin Fayulu exige a repetição da votaçãoFoto: Benjamin Kasembe/DW

Na República Democrática do Congo (RDCongo), cinco candidatos da oposição planeiam um protesto conjunto na capital, a 27 de dezembro, de acordo com uma carta dirigida ao governador de Kinshasa e partilhada na rede social "X" por Jean-Marc Kabunda, representante do candidato Martin Fayulu.

Segundo alguns candidatos da oposição e observadores independentes, os atrasos registados durante as eleições presidenciais, no dia 20, e que levaram a um prolongamento da votação, comprometem a credibilidade do escrutínio.

"Vamos protestar contra as irregularidades observadas durante a votação (...) e antes. Vamos também protestar contra o prolongamento (da votação)", especifica a carta.

"As irregularidades acima mencionadas demonstram suficientemente que, no dia 20 de dezembro de 2023, as eleições foram uma farsa", pode ainda ler-se.

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) reconheceu que houve atrasos no dia da votação, o que fez com que algumas assembleias de voto não abrissem, mas rejeitou as alegações de que a credibilidade das eleições foi comprometida.

Os resultados provisórios das eleições são esperados até 31 de dezembro.

O que está em causa nas eleições da RDC?

Saltar a secção Mais sobre este tema