De lojas a escritórios: As várias utilidades dos contentores em Maputo
Os contentores em Maputo, Moçambique, têm várias funcionalidades, para além do transporte de mercadorias. Muitos comerciantes e instituições adaptam estes equipamentos para escritórios, lojas e até serviços públicos.
Contentor adaptado
Os serralheiros são os artistas que preparam este tipo de contentores, também conhecidos como contentores marítimos. Este já tem uma pequena janela e na parte traseira uma porta. E como pode-se ver a base foi feita com betão.
Contentores no porto de Maputo
Os contentores marítimos, sobrepostos num estaleiro, servem para arrumar material. Estes são os que já não reúnem requisitos para transportar cargas e são adquiridos no porto de Maputo. Não se sabe ao certo, mas os nigerianos foram os primeiros a fazer comércio com uso de contentores.
Material dos contentores
Este é um tipo de contentor com um material diferente dos outros. Este, de forma particular, serve para serviços de receção numa instituição estatal na capital Maputo. Aliás, estes contentores são os mais vistos no centro da cidade.
Escritórios do STAE
Este contentor serve para escritório nas instalações do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), na cidade de Maputo. Apenas houve acréscimos como a colocação de grades e uma base suspensa.
Vantagem para comerciantes
O negócio com o uso de contentores na cidade de Maputo ganhou muitos comerciantes. São seguros e podem ser movimentados, o que agrada principalmente os comerciantes que se encontram em locais informais e suscetíveis de serem removidos pelas autoridades.
Mais segurança
Os proprietários de bares viram nos contentores um material seguro e duro devido à sua espessura que impede assaltos. Neste contentor o proprietário adaptou também uma cobertura para criar uma sombra para os seus clientes.
Mercearias
Os proprietários que não têm dinheiro para comprar um contentor, mandam fazer num serralheiro e o resultado é o que se pode ver. Basta comprarem chapas metálicas e varões, o serralheiro faz os acabamentos finais.
Comércio informal
É comum nos mercados informais da capital ver-se uma fila de contentores que vendem diversos produtos. No mercado da Praça dos Combatentes, vulgo Xiqueleni, são vários os contentores desde os marítimos até os que são feitos pelos serralheiros.
Serviços médicos
Este contentor está num centro de saúde estatal e funciona como gabinete de consultas médicas. Quando o centro de saúde cresceu e as necessidades também cresceram foram alocados estes contentores para tal efeito.
Bancos e ATM
Os bancos também encontram nos contentores uma forma de facilitar o seu trabalho. Este contentor serve também para levantamentos em caixas automáticas, vulgos ATM.
Estação de serviço
Os contentores marítimos são igualmente adaptados para este tipo de trabalho. E caso os donos da estação de serviço sejam removidos do local, facilmente poderão transportar este equipamento para um outro ponto.
Reciclagem
A multinacional holandesa Heineken instalou recentemente estes contentores na praia da Costa do Sol para a recolha e reciclagem de garrafas de vidro. A base é feita a partir de tambores metálicos e tem uma pequena varanda.