Croácia está na meia-final do Mundial!
Seleção croata venceu a anfitriã nas grandes penalidades e está na meia-final de um campeonato do mundo, 20 anos depois.
Rússia 2-2 Croácia (3-4 após grandes penalidades)
Jogo muito equilibrado. A Rússia marcou primeiro, ao minuto 31, por Cheryshev. Que golaço do médio russo, a deixar Subašić pregado ao chão. Só que, oito minuto depois, a Croácia acabaria por empatar, por intermédio de Kramarić. No prolongamento, Vida deu vantagem à Croácia, mas a Rússia respondeu na 2ª parte do prolongamento por Manuel Fernandes. Nos penáltis, a Croácia foi mais forte!
Suécia 0-2 Inglaterra
A Inglaterra está nas meias-finais do Mundial da Rússia. A seleção inglesa venceu a Suécia por 0-2 e regressa a uma simfinal de um campeonato do mundo, 28 anos depois. O defesa Maguire abriu o marcador aos 30 minutos da 1ª parte, depois de um forte cabeçeamento do gigante inglês. O segundo golo chegou, também de cabeça, mas por intermédio de Dele Alli (foto), e matou o jogo a meia-hora do fim.
"Sir" da baliza
Tem apenas 21 anos, mas defende como poucos. Jordan Pickford esteve, mais uma vez, em grande na baliza inglesa. O guarda-redes que trocou o Sunderland pelo Everton, a troco de 28.5 milhões de euros, fez três defesas de golo, e evitou qualquer tremideira na defesa inglesa. Muito ágil e de resposta rápida, Pickford começa a ganhar nome e logo no maior palco do futebol mundial.
Brasil 1-2 Bélgica
Está encontrado o segundo semifinalista do Mundial! A Bélgica venceu o Brasil por 1-2 e conseguiu a primeira vitória sobre a seleção canarinha em fases finais de campeonatos do mundo. Os belgas já venciam por 0-2 à meia-hora de jogo. Fernandinho (autogolo) abriu o marcador aos 13 minutos. Aos 31, Kevin de Bruyne marcou um golaço e fez o 0-2. Renato Augusto ainda reduziu para 1-2, aos 76 minutos.
Vingança
A Bélgica vingou os oitavos de final do Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão. Na altura, os belgas perderam com o Brasil por 2-0, com golos de Rivaldo e de Ronaldo "Fenómeno". Os brasileiros acabariam por ganhar esse Mundial e consomar o pentacampeonato mundial. 16 anos depois, é a vez da Bélgica seguir em frente, 32 anos depois da última meia-final de um campeonato do mundo.
Mais um fracasso
Depois da saída humilhante no Mundial do Brasil, a seleção canarinha volta a desiludir, desta feita nos quartos de final do campeonato do mundo na Rússia. A seleção brasileira volta a cair nos "quartos", oito anos depois. Desde o pentacampeonato em 2002, o "hexa" não parece estar para breve. Desde então, jogaram-se quatro mundiais, um deles no Brasil, e a seleção canarinha não chegou à final.
Neymar caiu
Esta é uma imagem muitas vezes repetida neste Mundial da Rússia. Para muitos, Neymar passou mais tempo no chão, que a jogar futebol. A verdade é que o camisola 10 não consegue "explodir" no maior palco do futebol mundial, coisa que se deve esperar do jogador mais caro da história do futebol mundial. Num Mundial em que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi saíram cedo, Neymar não aproveitou nada...
Uruguai 0-2 França
A França é a primeira semifinalista do Mundial. Os gauleses venceram o Uruguai no primeiro jogo dos quartos de final. Varane abriu o marcador aos 40 minutos. Grande cabeçeamento ao livre direto de Antoine Griezmann. O avançado francês também viria a fazer o gosto ao pé, mas na segunda parte, com um pontapé fora da grande área, que contou com a ajuda de Muslera. Que frango do guardião uruguaio!
Momento do jogo
Minuto 61. 0-1 para a França. Jogo equilibrado e muito fechado no meio-campo, com o Uruguai a colocar a bola diretamente na dupla Suaréz - Stuani (Cavani não saiu do banco de suplentes), a França procurou jogar no erro e encontrou-o onde talvez menos esperava encontrar. Muslera, experiente guarda-redes do Uruguai, defendeu um remate de Griezmann... para dentro da baliza e "matou" a esperança.
Uma potência emergente
A consistência do futebol francês em competições internacionais é já uma realidade. Campeã do mundo e campeã europeia em 2000/2002; vice-campeã do mundo em 2006; quartos de final em 2014; vice-campeã europeia em 2016; e por fim, semifinalista do Mundial de 2018. É notório o crescimento da França na formação de jogadores de elite do futebol mundial. Uma séria candidata a campeã do mundo.
É mais díficil sem eles
Edison Cavani fez muita falta ao Uruguai. O avançado de 31 anos, já joga há uma década ao lado de Luis Suárez, na seleção uruguaia. Responsável direto pela eliminação de Portugal nos oitavos de final, a lesão contraída frente à seleção campeã da Europa não foi ultrapassada e o avançado do PSG (Paris Saint-Germain) nem saiu do banco de suplentes. Stuani não é Cavani e Suárez sentiu essa diferença.