1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Covid-19: Presidente de Cabo Verde critica "desobedientes"

Lusa | tms
5 de maio de 2020

Jorge Carlos Fonseca classificou como "heróis do equívoco" os cidadãos que não respeitam as medidas do estado de emergência contra a pandemia. E disse que os "desobedientes" colocam em risco "uma comunidade inteira".

https://p.dw.com/p/3bnJW
Foto: Nélio dos Santos

Numa mensagem partilhada esta terça-feira (05.05) no seu perfil no Facebook, o chefe de Estado reagia, sem nunca o dizer diretamente, ao aparente relaxamento das obrigações de recolhimento domiciliário ou distanciamento social, que começa a ser visível na cidade da Praia, ainda em estado de emergência.

"No meio desta crise, aparecem, amiúde, alguns desobedientes às ordens e instruções fundamentais para o combate, com sucesso, à epidemia, arvorando-se em corajosos, em gente destemida e 'livre', quase heróis", criticou Jorge Carlos Fonseca, considerando que se trata de "heróis completamente equivocados".

"Se o problema fosse apenas de exposição individual à doença e ao perigo de vida, até se poderia aceitar um estranho modo de enfrentar riscos, de exercício da autonomia individual. Porém, o 'herói', afinal, pode ser um perigoso inimigo de outrem e, a partir deste, de outros tantos, e aí por diante. De uma comunidade inteira", reforçou. 

Covid-19: As dificuldades dos mais pobres em Cabo Verde

Estado de emergência

Desde as 00:00 de 3 de maio que o estado de emergência permanece em vigor apenas nas ilhas de Santiago (Praia) e Boa Vista, que concentram 172 dos 175 casos de Covid-19 no país.

Trata-se do terceiro período de estado de emergência, em vigor até às 24:00 de 14 de maio e que entre outras medidas obriga ao dever de recolhimento, de proibição geral de circulação ou ao encerramento de empresas, declarado pela primeira vez em 29 de março, aplicando-se então em todo o território. "É preciso, pois, que se dê combate firme e adequado aos heróis do equívoco, muitos deles, 'heróis' bem esclarecidos e instruídos", apelou o Presidente. 

"Certo desleixo"

O Diretor Nacional de Saúde cabo-verdiano, Artur Correia, alertou na segunda-feira para um "certo desleixo" no cumprimento de medidas de prevenção da covid-19 em algumas ilhas, avisando que, se não houver mudança de comportamentos, a situação poderá sair do controlo das autoridades.  

"Nós estamos numa situação muito preocupante, a situação da covid-19 em Cabo Verde continua a aumentar, sobretudo no concelho da Praia. Apesar dos bons resultados que já temos na Boa Vista, devemos dizer que temos de estar preparados, vamos ter mais casos", alertou Artur Correia.