Conheça o quadro completo dos quartos de final do Mundial 2018
França x Uruguai, Rússia x Croácia, Brasil x Bélgica e Suécia x Inglaterra vão jogar os "quartos" do Campeonato do Mundo.
Inglaterra
É a grande figura do futebol inglês. Harry Kane já leva 6 golos em 5 jogos neste Mundial da Rússia e está a tornar-se um caso sério. A Inglaterra está de volta aos quartos de final, algo que não acontecia desde o Mundial de 2006. No entanto, dali não passa desde o Campeonato do Mundo de 1990. Até onde poderá ir a seleção campeã do mundo em 1966?
Suécia
24 anos depois, a Suécia está de volta aos quartos de final de um campeonato do mundo. Depois da ausência dos Mundiais de 2010 e 2014, a seleção azul e amarela vai seguindo o seu caminho, que começou quando eliminarou a Itália no "play-off" de qualificação para o Mundial e deixou a seleção italiana fora de um Campeonato do Mundo, 60 anos depois. O aviso está dado e a Inglaterra que se prepare.
Bélgica
Quatro jogos, quatro vitórias e rumo aos quartos de final. Pela segunda vez consecutiva, a Bélgica está entre as oito melhores seleções de um Campeonato do Mundo. Agora, segue-se o poderoso Brasil nos "quartos". No Mundial 2014, os belgas caíram aos pés da Argentina, que viria a sagrar-se vice-campeã do mundo. Quatro anos depois, segue-se o grande rival dos argentinos, o Brasil, que quer o "hexa".
Brasil
Os pentacampeões do mundo são a única seleção a jogar todos os quartos de final de um Mundial desde que o formato mudou em 1986. Depois da vitória sobre o México, o Brasil está pela nona vez consecutiva entre as oito melhores seleções do mundo. Num Mundial em que a atual campeã do mundo, Alemanha, e a grande rival Argentina, já foram para casa, será este o ano do "hexa" para os brasileiros?
Croácia
Depois da eliminação no prolongamento no Euro 2016, diante de Portugal, a Croácia foi feliz, dois anos depois, nas grandes penalidades frente à Dinamarca. Modrić (foto centro) teve um penálti a acabar o prolongamento, mas falhou e os fantasmas do Euro pareciam ter entrado no espírito croata. No entanto, a Croácia foi mais forte nos penáltis e pode agradecer a Subašić, que defendeu 3.
Rússia
A seleção anfitriã está pela primeira vez nos quartos de final de um Campeonato do Mundo. Entre 1930 e 1990, a Rússia competia como a antiga União Soviética. Essa conjuntura conseguiu alcançar por vezes consecutivas os "quartos" de um Mundial (1958; 1962; 1966 e 1970).
França
Os vice-campeões europeus parecem determinados em fazer esquecer os milhões de franceses que viram a sua seleção perder o último campeonato da Europa, para Portugal, na final. Ora, Uruguai venceu Portugal e não haverá uma "vingança" de 2016. No entanto, vem aí um osso duro de roer. Depois da Argentina, a França volta a encontrar uma seleção sul-americana. Mbappé (dt.) já lhe tomou o gosto.
Uruguai
Até agora, registo limpo. Em quatro jogos, quatro vitórias para a seleção do Uruguai. A equipa sul-americana fez o pleno na fase de grupos e eliminou Portugal nos oitavos de final, com dois golos do melhor marcador da equipa na competição, Edison Cavani. O avançado do Paris Saint-Germain já faturou por três vezes e faz dupla com outro grande do futebol mundial, Luis Suárez. Até onde podem ir?