Champions League: PSG, Real e Tottenham com um pé nos "quartos"
Franceses ganham em Manchester e deixam United em risco; Tottenham quase goleia Dortmund; Real dá passo seguro em Amesterdão; Roma e Porto adiam decisão para o jogo do Dragão.
Dortmund cai com estrondo em Londres
Perante um Tottenham demolidor na segunda parte, o Borussia Dortmund, líder da liga alemã, comprometeu seriamente as aspirações de continuar em prova na Champions League. O sul-coreano Heung-Min Son abriu o ativo para o conjunto inglês (na imagem), num jogo que os londrinos venceram por 3-0.
Caminho aberto para o Tottenham
Quando o veterano espanhol Fernando Llorente marcou, deste modo, o terceiro golo da sua equipa, o argentino Mauricio Pochettino (treinador do Tottenham) começou certamente a fazer contas ao caminho para os quartos de final da liga milionária. A vitória dos londrinos (3-0) sem sofrer golos em casa configura uma missão (quase) impossível para o Borussia, na segunda mão, em Dortmund.
PSG quase passeia em Old Trafford
De uma eliminatória equilibrada a uma vantagem clara: eis o caminho percorrido, em noventa minutos, pelo Paris Saint-Germain na deslocação a Manchester, onde bateu por 2-0 o United. O francês Presnel Kimpembe festeja de modo exuberante o primeiro tento dos parisienses, que regressam a casa com uma vantagem muito significativa.
Ataque inoperante dos "red devils"
Ficou a zeros a frente de ataque do Manchester United na receção ao Paris Saint-Germain. Na imagem, Marcus Rashford tenta levar de vencida Kimpembe, mas, na verdade, poucas foram as situações em que o United ameaçou a baliza gaulesa. A perder por 2-0 e a ter de jogar no Parque dos Príncipes, a equipa de Solskjaer tem um sinuoso caminho para a próxima eliminatória.
Real passo em frente
Foi um real passo em frente, o do Real Madrid em Amesterdão. Com Benzema a abrir o ativo, os tri-campeões europeus venceram por 2-1 na Arena Johann Cruijff, deixando o Ajax com uma tarefa muito difícil para o encontro de retribuição, no estádio Santiago Bernabéu.
De Ligt, a pérola holandesa
Pode ter sido o primeiro de muitos confrontos do jovem defesa central holandês Matthijs de Ligt com o Real Madrid, se se confirmar a propalada transferência para o Barcelona. O jovem promissor, de apenas 19 anos de idade, é uma das pérolas da escola de formação do Ajax, há décadas considerada uma das melhores do mundo.
Di Francesco tinha avisado...
O treinador da AS Roma, Eusebio Di Francesco (na foto), já tinha deixado um "aviso à navegação": a equipa romana iria fazer dos jogos com o FC Porto autênticas finais. Foi o que sucedeu na primeira mão, em Roma, com os italianos a baterem o campeão português por 2-1.
Golo de Adrián faz sonhar Conceição
Foi um golo do suplente espanhol Adrián Lopez que reacendeu a esperança do FC Porto em seguir em frente na Champions League. A derrota no estádio Olímpico de Roma, por 2-1, abre uma porta importante aos portuenses para, na segunda partida, retificarem e poderem carimbar o passaporte rumo aos quartos de final da prova.
Sorrisos antes da batalha
Um dos grandes confrontos dos oitavos de final da Champions League está marcado para a próxima terça-feira (19.02), em Anfield: o Liverpool recebe o Bayern Munique, num reencontro de Jürgen Klopp com os bávaros, seus grandes rivais quando, na Bundesliga, orientava o Borussia Dortmund. Do outro lado, Niko Kovač procura retomar o caminho europeu do Bayern. Parada de estrelas em Liverpool!