1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Caça ao voto arranca em Maputo com promessas dos partidos

27 de setembro de 2023

Entre passeatas, contactos e comícios, os cabeças de lista da FRELIMO, RENAMO e Nova Democracia desdobraram-se em esforços no primeiro dia da campanha em Maputo, para convencer os munícipes a votar nos seus programas.

https://p.dw.com/p/4WqPC
Comício da FRELIMO em Maputo
Comício da FRELIMO em MaputoFoto: Romeu da Silva/DW

A campanha eleitoral rumo às autárquicas de outubro deste ano arrancou com promessas dos cabeças de lista dos partidos concorrentes em melhorar as condições de vida dos munícipes e dos municípios.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo dia 11 de outubro em 65 municípios de todo o país, onde estão inscritos mais de oito milhões de eleitores. 

FRELIMO promete melhorar mobilidade

Num comício na capital moçambicana, o candidato da FRELIMO em Maputo, Razaque Manhique prometeu implementar um novo sistema de mobilidade na capital do país.

"Contribuirá também para a mobilidade na nossa cidade o facto de termos  um meio de transporte que nos possa tirar da nossa casa a tempo e horas. Quando nos dirigimos ao trabalho, à igreja, à escola, ao hospital devemos ter um meio de transporte que sirva e chege para todos os munícipes", declarou.

Razaque Manhique, candidato da FRELIMO em Maputo
Razaque Manhique, candidato da FRELIMOFoto: Romeu da Silva/DW

Razaque Manhique prometeu igualmente solucionar o problema dos resíduos sólidos sobretudo nas zonas suburbanas de Maputo. "Implementar um novo modelo de recolha de resíduos sólidos. Significa, vamos reforçar a forma como são tratados os resíduos sólidos", prometeu.

RENAMO em diálogo com vendedores

O cabeça de lista da RENAMO também pela capital Maputo, Venâncio Mondlane, foi até ao mercado informal da Praça dos Combatentes, vulgo Xiquelene, onde prometeu diálogo permanente com os vendedores.

"Primeiro não queremos usar mais cães nem usar polícias para vocês, vamos usar o diálogo está bem? Vamos conversar convosco está bem? E aquelas senhoras que tiverem projetos que querem crescer da sua banquinha para mercearia da mercearia para ser grande, é só apresentar os projetos e o município vai financiar, ok?", disse o candidato.

Cabeça de lista da RENAMO na capital, Venâncio Mondlane, foi até ao mercado Xiquelene
Cabeça de lista da RENAMO, Venâncio Mondlane, esteve no mercado XiqueleneFoto: Romeu da Silva/DW

Venâncio Mondlane prometeu também construir em todos os mercados um posto de saúde para os vendedores informais terem assistência médica atempada.

"Não faz sentido a mamã está a vender aqui desde manhã até a noite e ter uma pequena dor de cabeça tem que sair daqui até ao Hospital Central, isso não pode ser tem que haver um posto de saúde em cada grande mercado para tratar das mamanas e das crianças, está bem?"

Nova Democracia preocupada com a juventude

Eunice Andrade, cabeça de lista pela Nova Democracia (ND), prometeu neste primeiro dia atacar os problemas da juventude.

Eunice Andrade, candidata da Nova Democracia, em campanha pelas ruas de Maputo
Eunice Andrade, candidata da Nova Democracia em MaputoFoto: Romeu da Silva/DW

"Por isso queremos os jovens conosco, as mulheres conosco, por isso estamos aqui no Compone [mercado], a primeira paragem que tivemos."

"Queremos estar em contacto com os nossos munícipes. Tudo o que temos no nosso manifesto é aquilo que eles disseram que querem", frisou.

E o que querem os munícipes, segundo a Nova Democracia? "É o saneamento do meio e um transporte digno para os munícipes de Maputo."

Autárquicas em Moçambique: Os edis têm as mãos atadas?