CAN2021: Terras de Amílcar Cabral carregam às costas aspirações dos PALOP
Amílcar Cabral foi o pai fundador das nacionalidades da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, que vão representar os cinco países de língua oficial portuguesa na Taça das Nações Africanas (CAN), a decorrer em 2022 nos Camarões.
Guiné-Bissau na CAN pela terceira vez consecutiva
No Grupo I, a seleção da Guiné-Bissau teve de vencer em casa ao Congo Brazzaville para acompanhar o Senegal na viagem aos Camarões. Os dois países vizinhos apuraram-se, enquanto que Congo e Essuatíni foram eliminados. A Guiné-Bissau somou três vitórias e três derrotas em seis jornadas. É a sua terceira participação na CAN.
Cabo Verde volta ao certame após falhar duas últimas edições
O jogo decisivo disputado em Moçambique acabou por confirmar a passagem dos cabo-verdianos, que tinham falhado as duas últimas edições da CAN. O Ruanda também não se apurou. Com a vitória sobre os "Mambas", os "Tubarões Azuis" garantiram o segundo lugar do Grupo F, atrás dos anfitriões da prova. Cabo Verde participou nas anteriores edições de 2013 e 2015.
Moçambique caiu aos pés de Cabo Verde
Irmãos à parte e jogo é jogo! Não é desta que os moçambicanos vão voltar à montra do futebol africano. O país terminou em último lugar no grupo F, com uma vitória, um empate e quatro derrotas em seis jogos. A seleção moçambicana marcou cinco golos e sofreu dez. Moçambique esteve nas edições de 1986, 1996, 1998 e a mais recente participação foi em 2010. E nunca passou a fase de grupos na CAN.
Angola conseguiu apenas uma vitória
Os "palancas negras" somaram apenas quatro pontos fruto de um empate e uma vitória em seis jogos referentes ao Grupo D, de apuramento para a CAN2021. Angola ficou em último lugar e viu a Gâmbia e o Gabão apurados para a fase final. A República do Congo também foi afastada da prova. Angola esteve nas edições de 1996, 1998, 2006, 2010, 2013 e 2019.
São Tomé e Príncipe não pontuou em seis jogos
No Grupo C, a seleção de futebol de São Tomé e Príncipe foi humilhada e eliminada em último lugar no grupo onde se apuraram o Gana e o Sudão. África do Sul e São Tomé ficaram pelo caminho. O país lusófono perdeu todos os seis jogos, marcou três golos e sofreu 16.
São 24 seleções apuradas para Camarões2022
Benim, Nigéria, Costa do Marfim, Etiópia, Tunísia, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Senegal, Zimbabué, Argélia, Egito, Comores, Camarões, Cabo Verde, Mauritânia, Marrocos, Gabão, Gâmbia, Sudão, Gana, Burkina Faso, Malawi, Guiné-Conacri e Mali. A Tunísia foi a única seleção a conseguir cinco vitórias.
Taça das Nações Africanas adiadas
A Taça das Nações Africanas (CAN), inicialmente marcada para 2021, acabou por ser adiada para 2022 - apesar de manter a designação CAN2021 - para não coincidir com a Copa América e o Euro2020, que foram adiados, devido à pandemia de Covid-19.