CAN 2023: Cabo Verde nos quartos de final
29 de janeiro de 2024Pela segunda edição consecutiva, Cabo Verde está nos quartos de final do Campeonato Africano das Nações. Cabo Verde ainda sofreu, mas acabou por vencer hoje, pela margem mínima (1-0), com uma grande penalidade, a seleção da Mauritânia, garantindo a passagem aos quartos de final da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2023).
Vitória "suada", mas saborosa
A seleção cabo-verdiana dominou o jogo no primeiro tempo, mas sem concretizar, permitindo à Mauritânia responder nalguns contra-ataques.
Pela primeira vez num jogo desta CAN2023, a seleção lusófona, ainda sem derrotas, chegou ao final da primeira meia hora sem marcar qualquer golo.
Já no segundo tempo, aos 58 minutos, Souleymane Anne desperdiçou uma oportunidade soberana: a Mauritânia colocou três homens na frente, face a uma defesa cabo-verdiana apanhada de surpresa, mas, na cara do guardião Vozinha, o avançado atirou ao lado.
Cabo Verde começou a 'sufocar' a Mauritânia, instalando-se na pequena área adversária, mas sem marcar. O domínio manteve-se e, nesta altura, já Vozinha estava sozinho no meio-campo de Cabo Verde e servia o ataque levando a bola pelo seu pé até ao círculo de meio-campo.
À entrada para os últimos 20 minutos, Bubista mexeu no ataque, trocando Bebé por Garry Rodrigues, e substituiu ainda Deroy Duarte por Kenny Rocha.
Aos 85 minutos, outra mexida, com a saída de Jovane e entrada de Gilson Benchimol Tavares, o jogador que pouco depois seria derrubado pelo guarda-redes da Mauritânia.
Chamado a converter a grande penalidade, Ryan Mendes marcou, aos 88 minutos.
Cabo Verde ainda segurou algumas investidas da Mauritânia, mas acabou por festejar, pois está nos quartos de final da CAN 2023.