Bundesliga: época 2023/2024 começa com chuva de golos
Harry Kane estreia com brilhantismo, Dortmund sofre em casa com o Colónia, Augsburg e Mönchengladbach tem oito golos e o Estugarda dorme na liderança da competição. Começou a 60ª edição da Bundesliga!
Borussia Dortmund 1-0 Colónia
Estádio lotado, festa bonita! Mas a euforia não foi transmitida ao relvado. Os jogadores aurinegros apresentaram um futebol sem criatividade e lento. O BVB arrancou os três pontos no apagar das luzes. Donyell Malen aproveitou uma bola desviada ao segundo poste e marcou o golo solitário da partida (foto). A cidade se recuperou do trauma da época passada, os jogadores, aparentemente, ainda não.
Estugarda 5-0 Bochum
Na época passada, Estugarda e Bochum escaparam do rebaixamento por um triz. Ao menos nos primeiros jogos desta nova época, o Estugarda demonstrou uma melhora – tanto no elenco, quanto no futebol apresentado. Os suábios venceram na Copa da Alemanha e não tomaram conhecimento do Bochum, que iniciou a temporada com eliminação na Copa e já pode ser considerado serío candidato ao rebaixamento.
Bayer Leverkusen 3-2 RB Leipzig
Duelo de pesos-pesados na primeira jornada. Depois da conquista da Supertaça da Alemanha contra o Bayern de Munique, o RB Leipzig deu a entender ser um postulante a encerrar a hegemonia bávara na Bundesliga. Mas não conseguiu se impor frente aos Aspirinas. Vitória maiúscula dos comandados de Xabi Alonso, com golos de Jeremie Frimpong, Jonathan Tah e Florian Wirtz. Olmo e Openda marcaram para o RB.
Augsburg 4-4 Borussia Mönchengladbach
Chuvas de golos em Augsburg! O Mönchengladbach chegou a abrir 3 a 1, mas os anfitriões reagiram – empataram nos acréscimos da primeira parte e viraram aos 76 minutos com golo de Ruben Vargas. Mas não venceram! Isso porque Tomás Cvancara, em grande penalidade, deixou tudo igual aos 90+7! As próximas jornadas mostrarão se este placar reflete um excelente poderio ofensivo ou defesas esfaceladas.
Wolfsburg 2-0 Heidenheim
A cidade de Heidenheim está localizada entre Estugarda e Munique, no sul da Alemanha. O clube da cidade é o 57º debutante na Bundesliga – fundada na época 1963/1964 e, portanto, celebra sua 60ª temporada. Certamente será uma aventura para os cerca de 50 mil habitantes de Heidenheim. O sonho de permanecer na elite do futebol alemão começou com pé esquerdo: derrota em visita ao Wolfsburg por 2 a 0.
Hoffenheim 1-2 Freiburg
Em partida bastante movimentada, melhor para os visitantes. O Freiburg mantém a boa fase da época passada e inicia a nova campanha com vitória fora de seus domínio. Auto-golo de Attila Szalai e outro de Roland Sallai – ambos companheiros de seleção húngara – deram a vantagem de duas bolas ao Freiburg ao intervalo. Na segunda etapa, Ozan Kabak diminuiu para o Hoffenheim.
Werder Bremen 0-4 Bayern de Munique
Estreia de quem? Harry Kane! Em seu primeiro jogo na Bundesliga, Harry Kane balançou as redes, deu assistência e contribuiu significativamente para a goleada por 4 a 0 contra o Werder Bremen. Será que os bávaros encontraram um substituto para Robert Lewandowski? Leroy Sané, com dois golos, e Alphonso Davies, com duas assistências, foram outros grandes destaques. Próxima jornada: Augsburg, em casa.