O Dortmund não teve fluidez ofensiva durante todo o jogo, criando poucas chances em ambos os tempos, enquanto se livrava das teias de aranha do verão.
Quando o jogo se encaminhava para um raro empate sem golos, Malen rematou em arco após um canto em frente à famosa muralha amarela do Dortmund, levando os adeptos da casa ao delírio.
Malen marcou aos 88 minutos o golo da vitória depois de uma prestação sem brilho dos anfitriões, que na época passada não conseguiram conquistar o seu primeiro título de campeão em 12 anos, depois de terem caído na última jornada.
O Dortmund tinha o controlo do jogo, mas mal conseguia entrar na área do FC Colónia.
Os visitantes tiveram a sua melhor oportunidade na primeira parte, com um remate desviado de Davie Selke que passou ao lado da barra.
Os 81 mil espectadores presentes no Signal Iduna Park, com lotação esgotada, não tiveram grandes motivos para se congratularem com o Dortmund, que não conseguiu passar por uma defesa disciplinada do Colónia durante grande parte do jogo, mesmo depois de o treinador Edin Terzic ter substituído toda a sua linha da frente na segunda parte.
Foi o Colónia que esteve perto de marcar na segunda parte, com o remate de cabeça do suplente Sargis Adamyan a ser bloqueado pelo guarda-redes Gregor Kobel, numa altura em que os adeptos do Dortmund começavam a gritar e a assobiar.
Mas Malen abriu o marcador, com um remate já em queda e a bola foi ao poste mais distante, depois de Felix Nmecha ter cabeceado num canto, para dar à sua equipa um início de campanha vitorioso.
Confira o relato completo de Philip Verminnen e com os comentários de Braima Darame.
DW África regressa com os relatos da Bundesliga em 26 de Agosto 2023, com o duelo entre o Borussia Mönchengladbach vs Bayer Leverkusen. O relato começa às 16h20 em tempo universal coordenado (TUC), às 17h20 em Angola e às 18h20 em Moçambique.