Baixa de Maputo ganha fachadas artísticas
Edifícios antigos na baixa de Maputo estão de cara nova através de uma iniciativa de uma empresa de tintas. O projeto dá um toque artístico às fachadas desta zona da capital moçambicana. E o resultado impressiona.
"Bring Back Maputo"
"Bring Back Maputo", ou seja, "trazer Maputo de volta", é um projeto que visa devolver o lindo rosto da baixa da capital. Com edifícios velhos e outros em ruínas a empresa de produção de tintas CIN doou material aos artistas para restaurarem ruas e edifícios históricos desta zona.
Edifícios e ruas abandonados
Muitos edifícios na baixa de Maputo continuam a apresentar-se neste estado de abandono. Alguns foram tomados por pessoas de conduta duvidosa. Outros foram vendidos aos empresários que os transformaram em lojas de diversos artigos. Com o projeto das tintas CIN, esta imagem deixa de ser assustadora e traz uma visão mais atraente.
Retoques com notas artísticas
As paredes dos edifícios já velhos também estão a merecer alguns retoques com notas de arte, para dar outra visão a este lugar. Este é um pequeno espaço para parqueamento, onde nos dias úteis de trabalho podem ver-se muitas viaturas.
Manter a arquitetura antiga
Manter traços da antiguidade, mas renovando os edifícios com retoques de pintura. Antes, neste edifício havia marcas de abandono, mas agora a fachada apresenta-se nova. As cores foram especialmente selecionadas pela CIN para renovar edifícios como este. Trata-se de uma zona com uma fama não muito boa, por ser frequentada por trabalhadoras do sexo. Mas o colorido faz esquecer a tal fama.
Requalificar o património histórico
A ideia desta iniciativa é igualmente preservar o património histórico da baixa de Maputo. Esta área constituiu um dos primeiros aglomerados urbanos do país, nas primeiras décadas do século 20, com o desenvolvimento do porto de Lourenço Marques, hoje Maputo, e os caminhos-de-ferro.
Tornar a baixa mais atrativa
Valorizar a história das primeiras décadas do século 20 é também a intenção dos responsáveis pelo projeto, para tornar a zona baixa mais atrativa em termos de turismo.
O poder das cores
Este edifício estava sem cor nenhuma. Agora, o poder das cores transformou este ambiente. Na fachada mais colorida, os artistas mostram um cenário verde, azul e amarelo, simbolizando a felicidade de homens e mulheres, miúdos e graúdos, partilhando as ruas na baixa de Maputo.
Uma eterna exposição de arte
Numa das mais icónicas ruas de Maputo, a rua das Palmeiras, contemplamos esta obra de arte que se destaca. Todos os que passam por esta rua desviam o olhar para deliciar a vista com esta nota de arte. É como se fosse uma exposição de arte permanente fixada nesta fachada.
Homenagem à mulher moçambicana
No mês da mulher em Moçambique (abril), vale a pena homenageá-la. Artistas em Maputo, como Coana, abraçaram o projeto das tintas CIN e o resultado é este. Houve um trabalho para a tradução do significado destas artes nas paredes como, por exemplo, o papel da mulher na sociedade moçambicana.
Casa das artes
O projeto "Bring Back Maputo" transforma também as ruas da baixa numa verdadeira casa das artes. Nesta imagem, contempla-se a combinação de cores primárias, que resulta nesta bela obra de arte neste edifício.
Tonalidades valorizam a fachada
Nesta imagem, percebe-se que a nova pintura deste edifício valoriza os seus detalhes arquitetónicos. O branco prevalece, mas outras cores foram utilizadas para enfatizar a beleza da construção com textura e mais brilho.