Autárquicas: Promessas cumpridas e por cumprir em Maputo
Eneas Comiche esteve à frente do município de Maputo nos últimos cinco anos. Será que cumpriu com tudo o que prometeu? O autarca investiu na reabilitação de estradas e no saneamento, mas também deixou muito por fazer.
Saneamento, um "calcanhar de Aquiles"
Melhorar as condições de saneamento básico foi uma das grandes promessas do edil Eneas Comiche e o município introduziu uma taxa de saneamento. Mas este continua a ser um problema gritante em Maputo, apesar das tentativas e anúncios de soluções. Recolha e tratamento dos resíduos sólidos, redes de esgotos e drenagem de água pluviais são enormes desafios.
Transportes: "Nem água vai nem água vem"
Este é um eterno problema para a edilidade de Maputo. A tarifa até já foi reajustada para tentar evitar que os transportes fossem um problema, mas os "chapeiros" continuam a encurtar as rotas e a fazer as inevitáveis entrevistas aos seus utentes nas barbas da fiscalização da polícia municipal. Faltam transportes públicos na capital, é um facto.
Vendedores informais preferem as ruas
A edilidade tentou retirar os vendedores informais dos passeios, mas eles continuam irredutíveis - recusam-se a ir vender para os mercados, dizem que lá não há clientes. Por isso, preferem continuar nas ruas, onde impedem por vezes a circulação dos transeuntes. As bancas permanecem vazias no interior dos mercados.
"Praça da Juventude"
A ideia era transformar o local, que antes albergava vendedores de inertes, num espaço de lazer - a chamada "Praça da Juventude". Mas há quase dois anos que está assim. Ninguém sabe o que se passa.
Rua da Linha: Um ganho para a transitabilidade
A abertura desta rua está a ser fundamental para a transitabilidade rodoviária, porque alivia entre cinco a sete bairros que "disputavam" a circulação na avenida Dom Alexandre, paralela a esta rua. Este foi um dos grandes feitos de Eneas Comiche durante o seu mandato como edil.
Avenida Guerra Popular: Dois asfaltos
Tal como a avenida Eduardo Mondlane, esta avenida foi reabilitada aos pedaços e na reta final do mandato de Eneas Comiche. A partir desta secção da estrada, até à zona baixa da capital, nas duas faixas, o asfalto é diferente quando comparado com a direção oposta, o que lembra a "Avenida Julius Nyerere", que ainda espera pela reabilitação prometida desde 2019.
Reabilitação da Eduardo Mondlane
Há muito que os cidadãos clamavam por uma reabilitação, mas a reabilitação só começou há alguns meses. Como se pode ver, contempla apenas a faixa central, por enquanto. Circulam informações não confirmadas de que as duas faixas laterais receberão intervenções posteriormente.
Recolha de lixo: Um balanço misto
Nas zonas suburbanas, a recolha de lixo é regular. Este é um feito no mandato de Eneas Comiche, que já está no fim. O problema está na gestão dos resíduos sólidos na lixeira de Hulene, onde se pode ver uma enorme montanha de lixo.