Bubo Na Tchuto denuncia tentativa de assalto à sua casa
31 de dezembro de 2019Em declarações aos jornalistas, Bubo Na Tchuto, que se encontra em situação de reserva, disse ter visto soldados nas imediações da sua residência no bairro do Alto Bandim, nas primeiras horas da manhã e que alguns teriam tentado entrar na sua casa.
"Liguei para alguns responsáveis militares que me disseram tratar-se de operação de patrulha normal, mas patrulha até quase dentro da minha casa?", questionou Na Tchuto.
O ex-chefe do Estado-Maior da Marinha guineense exortou o Chefe das Forças Armadas, general Biague Na Ntan, a controlar os militares e considerou ser "uma vergonha" o que se passa à volta da sua pessoa.
"Eu sou um cidadão livre. Também sou militar, não posso tolerar o que estão a querer fazer comigo", afirmou Bubo Na Tchuto, prometendo revelar oportunamente mais elementos sobre o que disse estar a passar-se.
Contactada pela Lusa, fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, indicou que os militares "estão numa simples missão de patrulhamento" às ruas de Bissau.
A Guiné-Bissau vive momentos de uma certa tensão política e social com o aproximar do anúncio dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais.
Os resultados serão anunciados na quarta-feira (01.01) e vão ditar a vitória de um dos dois candidatos à segunda volta, Domingos Simões Pereira (PAIGC) ou Umaro Sissoco Embaló (MADEM-G15), com a candidatura deste último já a reivindicar vitória eleitoral.