2 portugueses entre as 10 maiores transferências deste verão
Estes dez craques movimentaram 885,5 milhões de euros. Espanha foi o cliente que mais comprou. À exceção do mercado inglês, a janela de transferências de verão fecha no início de setembro.
João Félix
É a maior surpresa deste verão no futebol europeu. João Félix, de 19 anos, é, para já, a contratação mais cara da história do Atlético de Madrid, da La Liga e desta janela de transferências. O jovem português formado no Benfica só precisou de 43 jogos com a camisola principal do Benfica para convencer os "colchoneros" a pagar 126 milhões de euros. Será Félix o sucessor luso de Cristiano Ronaldo?
Antoine Griezmann
A novela Griezmann teve um final feliz para o jogador francês. O avançado de 28 anos, campeão do mundo pela França, trocou o Atlético Madrid pelo Barcelona a troco de 120 milhões de euros. Há mais de um ano que Griezmann tinha anunciado publicamente a vontade de abandonar o "Atléti" e lá conseguiu. Vai jogar com Messi e companhia.
Eden Hazard
Uma das eternas promessas destinada a ganhar a Bola d'Ouro, pode ter dado um grande passo rumo ao objetivo. Hazard é agora um "galático". O avançado belga de 28 anos deixou o Chelsea, onde jogou durante sete temporadas. Hazard custou 100 milhões ao Real Madrid e vai herdar a camisola 7, que pertencia a Ronaldo e que ainda não encontrou substituto à altura.
Harry Maguire
Eis o central mais caro da história do futebol mundial. Maguire, defesa-central inglês de 26 anos, transferiu-se do Leicester para o Manchester United por 87 milhões de euros. Para trás deixa van Dijk (Liverpool) e de Ligt (Juventus) na tabela de preços. Currículo? Jogou no Hull City, Wigan e Leicester. Seleção? 20 vezes internacional e um golo. Títulos? Ficamos à espera...
Matthijs de Ligt
20 anos e 1,89 m de puro talento. De Ligt deixou o mundo do futebol de boca aberta, depois da fantástica época ao serviço do Ajax. Aos 19 anos, foi capitão da equipa holandesa que, na época passada, venceu todos os troféus domésticos e chegou à meia-final da Liga dos Campeões, onde foi eliminado pelo Tottenham. De Ligt assinou pela Juventus e deixou 85,5 milhões de euros nos cofres do Ajax.
Lucas Hernández
É a mais cara contratação da história do Bayern Munique e da Bundesliga. Hernández, defesa-esquerdo de 23 anos, foi contratado ao Atlético Madrid por 80 milhões de euros. O jogador francês tem apenas 15 internacionalizações pela seleção gaulesa, mas foi o titular na conquista do Mundial de 2018, na Rússia.
Nicolas Pépé
Não é um nome galático do futebol europeu, para já. Pépé, jogador costa-marfinense natural de França, brilhou ao serviço do Lille na época passada, registando 23 golos e 12 assistências em 41 jogos oficiais. A caminhada do Lille na liga francesa, com a conquista do 2º lugar, também ajudou para a valorização do jogador de 24 anos. O Arsenal gastou 80 milhões de euros.
Frenkie de Jong
Um jogador exímio no passe e posicionamento. Que destino outro senão o Barcelona? Chegou (muito) tarde para fazer parte do "tiki-taka" de Guardiola, mas a tempo de jogar com Messi. O médio holandês de 22 anos troca o Ajax pelo Barcelona, numa transferência no valor de 75 milhões de euros. Chega à liga espanhola com 92% de eficácia no passe. Promete!
Rodri
Mais um nome na lista excêntrica de transferências, sem ecos de fama. Rodri chega ao Manchester City proveniente do Villarreal de Espanha, a troco de 70 milhões de euros. O médio-defensivo espanhol de 23 anos carrega consigo 1,91 m de altura e bom posicionamento em campo. Com a saída de Fernandinho, Guardiola procura um novo "6" para equilibrar o jogo do City. Será Rodri o sucessor de Busquets?
João Cancelo
Félix abre e Cancelo fecha a lista dos jogadores mais caros deste verão. O defesa-direito formado no Benfica, aos 25 anos, já conta com um percurso muito interessante. Benfica, Valência, Inter (emprestado), Juventus e agora, Manchester City. Cancelo é aposta de Guardiola já que Danilo fez o sentido inverso neste negócio. O jogador português custou ao City 65 milhões de euros.